Abertura do I Seminário Regional de Arquitetura e Urbanismo

O evento ocorreu no dia 15 de outubro em Tubarão

seminarioAREA-TB
Após as mesas de debates, ocorreu a abertura oficial do I Seminário Regional de Arquitetura e Urbanismo da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Urbanistas (AREA-TB). O evento foi realizado na última quinta-feira, 15 de outubro, no Clube 29 em Tubarão, com auditório lotado.

O prefeito de Tubarão, João Olávio Falchetti, deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo na construção de um Plano Diretor sustentável. “Acredito que a mobilidade urbana passa por quatro condições que devemos priorizar: estradas bem sinalizadas, pontos estratégicos de ciclovias, transporte público de qualidade e aberturas de ruas”, destacou.

Para facilitar a mobilidade urbana na região, o Prefeito da cidade informou que a gestão municipal está focada em ações para novas aberturas de ruas e na licitação do transporte coletivo. Por fim, João Falchetti falou sobre os desafios de dirigir um município de 100 mil habitantes, como exemplo de Tubarão, e pediu a colaboração dos profissionais de arquitetura e urbanismo do Estado. “O planejamento em qualquer atividade é o melhor caminho e solução para que as respostas sejam positivas, por isso a Prefeitura está aberta para receber e compartilhar informações com os arquitetos e urbanistas, a fim de ajudar a governar nossa cidade”, finalizou.

Representantes das entidades IAB-SC, AREA-TB e CAU/SC ao lado palestrante Kazuo Nakano.

Representantes das entidades IAB-SC, AREA-TB e CAU/SC ao lado palestrante Kazuo Nakano.

Em seguida, o presidente do CAU/SC Ronaldo de Lima falou sobre o tema “Planejamento Urbano” do Edital de Patrocínio 2014 da entidade, e parabenizou a AREA-TB por fomentar o desenvolvimento e promoção do assunto, e por disseminar experiências bem-sucedidas já executadas, através do Seminário. “Discussões precisam acontecer para capacitar os profissionais na elaboração de projetos urbanos que sejam viáveis tanto para o trânsito, quanto para os ciclistas e pedestres”, ressaltou.

Ronaldo de Lima comentou ainda sobre a necessidade de outros investimentos em mobilidade urbana nas cidades litorâneas, como o uso dos transportes fluviais e marítimos, e enfatizou a responsabilidade dos profissionais da arquitetura e urbanismo nesse processo. “O arquiteto e urbanista tem o dever de assumir o papel de protagonista quando se trata de desenvolvimento urbano e de adotar posturas sustentáveis para que nossas cidades sejam bem construídas”, concluiu.

O presidente da AREA-TB, Thomaz Londero Moojen, fez uso da palavra para agradecer a participação de todos os palestrantes, o comprometimento da organização do evento, a presença de autoridades municipais, acadêmicos, representantes de entidades e público geral.

PALESTRA MAGNA

A Palestra especial do evento foi ministrada pelo professor arquiteto e urbanista Kazuo Nakano, que apresentou os seguintes pontos relacionados ao Planejamento Urbano:
Evolução Populacional e a transição rural-urbana;
Tipos de Planos Diretores formulados na segunda metade do século XX;
Ordenamento jurídico relativo ao desenvolvimento urbano e os Destaques em relação aos conteúdos do novo Plano Diretor.

Professor arquiteto e urbanista, Kazuo Nakano.

Professor arquiteto e urbanista, Kazuo Nakano.

Kazuo Nakano também aprofundou sobre os componentes básicos do Plano Diretor e a importância de cada uma das definições:
Princípios, objetivos e diretrizes;
Estratégias de ordenamento territorial;
Investimentos e ações prioritárias e Sistema de planejamento e gestão democrática.

Fonte CAU/SC

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?