Arquitetos participam de curso sobre Tabelas de Honorários

A tabela de honorários utilizada atualmente pelo CAU/BR está disponível online

Mais de 80 pessoas, entre arquitetos e estudantes, estiveram reunidos, no dia 15 de agosto, para participar do curso “Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo”, realizado no Gran Odara Hotel, em Cuiabá. O Curso foi promovido pela Comissão de Ensino, Formação e Exercício Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) e ministrado por Odilo Almeida Filho.

Odilo faz parte da direção nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e foi o coordenador dos trabalhos que envolveram diversas entidades e resultaram na criação das tabelas de honorários adotadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Com carga horária de seis horas, o curso apresentou, inicialmente, um panorama histórico das tabelas de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo, assim como dados do censo dos arquitetos e urbanismo, que foram fundamentais para a compreensão da realidade dos profissionais para o processo de construção da tabela utilizada atualmente. Após essa introdução, o curso entrou em sua parte prática, na qual os participantes puderam acompanhar o cálculo online dos valores de alguns projetos e serviços de Arquitetura.

De acordo com Odilo, antigamente havia diversas tabelas, o que dificultava a criação de um parâmetro coerente para a tarefa de atribuir preços aos serviços prestados. “A tabela única, nacional e normatizada representa um fortalecimento para a categoria, que hoje possui um instrumento mais seguro e prático para auxiliar no cotidiano profissional”, explicou Odilo.

Após a apresentação e cálculo de cada exemplo, Odilo aproveitava para tirar as dúvidas dos participantes, que contribuíram com importantes questionamentos e reflexões a respeito da profissão de arquiteto e urbanista e dos desafios enfrentados diariamente pela categoria.

Arquitetos reunidos durante o curso Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo.

Arquitetos reunidos durante o curso Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo.

O presidente do CAU/MT, Claudio Miranda, acredita que eventos como esse são fundamentais por proporcionarem capacitação e, além disso, permitirem o encontro de profissionais interessados em debater a Arquitetura e contribuir para o seu fortalecimento. “É necessário reunir os arquitetos em ocasiões como essa, pois são nesses momentos que se pode pensar o futuro da profissão e torná-la cada vez mais forte”, disse o presidente.

O arquiteto Nicácio Lemes, vice-presidente do CAU/MT e presidente da Comissão de Ensino, Formação e Exercício Profissional, ressaltou que o Conselho está preocupado em ouvir os profissionais e, sabendo quais são os anseios deles, pautar as próximas atividades que serão desenvolvidas. Para que isso seja possível, foram distribuídas fichas de avaliação durante o curso com Odilo Almeida, para que os participantes dessem sua opinião sobre o evento e sugerissem temas para os próximos cursos e palestras.

A tabela de honorários utilizada atualmente pelo CAU/BR está disponível online e sua implantação atende às exigências da Lei nº 12.378/2010, que instituiu o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O primeiro módulo da tabela fornece duas modalidades básicas de remuneração para a realização de projetos de edificações: percentual sobre o custo de execução da obra (critério recomendado internacionalmente) e remuneração através da soma das despesas (estimadas ou contabilizadas) de produção dos projetos, direitos autorais e lucro. Por meio dessas duas metodologias, o sistema permite estipular valores para 211 projetos e serviços.

Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, assim como as demais entidades envolvidas na elaboração da Tabela de Honorários, acreditam que ferramentas como essa são fundamentais para coibir a concorrência desleal de preços e assegurar um padrão de qualidade para os serviços oferecidos.

O curso ministrado por Odilo Almeida foi aprovado pelos participantes.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?