Braston desenvolve Tabela Ambiental® para seus pisos permeáveis com apoio do CTE

Um dos maiores desafios da sustentabilidade na cadeia produtiva da construção concentra-se na escolha de um produto com qualidade, durabilidade, segurança e baixo impacto ambiental, justamente pela carência de normas técnicas e de fiscalizações quanto ao desempenho desses produtos.

Diante dessa falta de informações ambientais dos materiais e percebendo a necessidade de auxiliar os fabricantes tanto na elaboração como na difusão dessas informações, em 2012, o CTE criou uma metodologia própria para o desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação completa, simples e transparente para materiais de construção: a Tabela Ambiental®.

Parceria entre Braston e CTE

Pioneira na fabricação de placas drenantes, a Braston Pisos Personalizados, empresa fundada em 1960 na cidade de Campinas-SP, e presente em diversos Estados, era inicialmente uma fabricante de pisos com base cerâmica. À medida que a empresa foi se modernizando, concebe um novo produto com base cimentícia, no final dos anos 90.
Hoje, para antecipar tendências no mercado brasileiro e fabricar pisos visando minimizar os impactos ao meio ambiente, a Braston criou parcerias com profissionais e empresas conceituadas da área, priorizando a eficiência, a sustentabilidade e o bom gosto dos seus produtos.

Foi assim que, interessada em desenvolver uma Tabela Ambiental® para certificar a origem, qualidade e sustentabilidade de seus pisos cimentícios, a Braston procurou a arquiteta Alessandra Caiado, coordenadora de materiais sustentáveis do CTE e consultora responsável por esse projeto.

“A Braston, como outros clientes nossos, apostou nessa ferramenta de comunicação inovadora, acessível, simples, transparente e verdadeira, com plena consciência de que tanto os ótimos resultados como os não tão bons sobre o produto seriam revelados na Tabela”, explica Alessandra Caiado. “O mais importante é que eles decidiram demonstrar que estão no caminho da sustentabilidade e da melhoria contínua, apresentando ao mercado e ao consumidor seus planos de ação e metas para aperfeiçoamento do produto”, conclui a consultora.

Para demonstrar o valioso instrumento de marketing adquirido pela Braston, Anderson Benite, diretor da área de Sustentabilidade do CTE, compara a Tabela Ambiental com uma Tabela Nutricional. “Vemos, no setor de alimentos, que hoje não se compra mais produtos apenas por suas marcas, mas sim por suas características declaradas. Produtos mais saudáveis de marcas até então desconhecidas passaram a superar marcas famosas”, explica.

Tabela Ambiental®: sustentabilidade comprovada

A Braston tornou-se a primeira fabricante de pisos cimentícios do país a desenvolver a Tabela Ambiental® para seus produtos, com consultoria do CTE. Hoje, a empresa consegue apresentar de forma transparente e comprovada as informações técnicas e ambientais do piso permeável Megadreno, na categoria prata.

A fabricante também cuida para garantir que suas placas permeáveis tenham resistência à quebra. As placas Megadreno, por exemplo, foram desenvolvidas para permitir a passagem de 3 litros de água em aproximadamente 5 segundos. Além disso, o piso é mais resistente devido aos cantos curvados, espaçadores mais largos e aditivos aglutinantes de última geração.

Outros benefícios desse tipo de piso são o alto índice de refletância solar, o acabamento uniforme e o reaproveitamento de sobras de porcelanato e outros materiais. As placas Megadreno modelo Recyclé, por exemplo, são um piso permeável com conteúdo reciclado pós-consumo, incorporando entulho e reduzindo o uso de matéria-prima virgem. Assim, a Braston também atua com Logística Reversa.

Dos requisitos LEED v3 e v4, o piso Megadreno colabora com a drenagem de águas pluviais, com a redução de ilhas de calor, com a gestão dos resíduos de obras, o reuso de materiais e ainda possui conteúdo reciclado e materiais regionais. Dos requisitos AQUA-HQE, a Braston cumpre as condições de qualidade de materiais, produtos, equipamentos, revestimentos de piso e gestão da água de chuva. A empresa também se enquadra na categoria de fabricantes que não praticam a informalidade na cadeia produtiva.

Veja como ficou a Tabela Ambiental® da Braston:

Tabela_Ambiental_Braston

Para saber mais sobre a Tabela Ambiental®, entre em contato com a equipe CTE responsável por este produto: materiais@cte.com.br
Para saber mais sobre a Tabela Ambiental® Braston, acesse: http://braston.com.br/

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?