CAU/RJ realiza ação preventiva e de fiscalização no Rock in Rio

Fiscais do CAU/RJ e do Crea-RJ em reunião com equipe de operações do festival (Divulgação CAU/RJ)

Fiscais do CAU/RJ e do Crea-RJ em reunião com equipe de operações do festival (Divulgação CAU/RJ)

Em uma ação preventiva e de orientação, fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro se reuniram no último dia 8 com os organizadores do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, que este ano será realizado entre os dias 18 e 20, e 24 a 27 de setembro, no Parque dos Atletas, Zona Oeste do Rio.

O objetivo do encontro foi esclarecer as atribuições e deveres dos arquitetos e urbanistas envolvidos na concepção e execução de projetos de cerca de 80 espaços diversos, destinados a alimentação, entretenimento, serviços e áreas VIP.

“Neste primeiro momento, trocamos informações sobre as atribuições e responsabilidades dos arquitetos, para explicar aos organizadores do festival como devem instruir os expositores responsáveis por esses espaços”, explica o gerente de fiscalização do CAU/RJ, Guilherme Fonseca. Fiscais do CAU/RJ e do Crea-RJ participaram da reunião com a organização do Rock in Rio, na primeira ação de fiscalização conjunta entre os dois Conselhos.

Supervisora de operações do evento, Kellen Franco explica que a intenção dos organizadores é garantir que os responsáveis pelos espaços recolham os Registros e Anotações de Responsabilidade Técnica antes do início da montagem, criando, com isso, um protocolo de ação para todas as empresas de arquitetura e engenharia envolvidas na realização do festival.

“Fiscalizamos ao máximo tudo o que vem sendo feito para que nada de errado aconteça, em momento algum, inclusive com o que é de responsabilidade dos nossos parceiros”, explica Kellen. Este ano, o público estimado no Rock in Rio é de 85 mil pessoas por dia.

A ação faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Fiscalização do CAU/RJ em grandes eventos, como shows, feiras e exposições inseridas no conceito de Arquitetura Efêmera. O CAU/RJ já atuou em diversos eventos, tais como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo, o Carnaval na Sapucaí, além de dezenas de feiras e exposições realizadas no Rio Centro, na capital, e no interior do Estado.

Arquitetura Efêmera
Apesar do caráter temporário, esses espaços frequentemente envolvem estruturas complexas e que, tal como qualquer outro projeto arquitetônico, devem obedecer aos critérios de segurança, conforto, acessibilidade e responsabilidade técnica.

“A atuação do CAU/RJ é fundamental para assegurar que esses critérios sejam atendidos. Garantir a presença de profissional habilitado, bem como a responsabilidade técnica sobre os projetos e montagens, é um passo importante para dar segurança ao público, além de contribuir para a percepção da sociedade de modo geral de que existe ou deve existir um responsável técnico por trás daquele espaço”, analisa o presidente do CAU/RJ, Jerônimo Moraes.

Fonte: Assessoria de Comunicação CAU/RJ

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?