Busca

 
 
x
Enquete
cima
Você usa o Arquitetura.com.br como:

Informativo do setor
Busca de Artigos, Colunas ou Agenda
Busca de Notícias
Ferramenta diária de trabalho
Busca de Produtos e Serviços
baixo

Resultado

x
colunas
10 de Junho de 2008
Porque um bom projeto é importante para o SUCESSO de uma academia?
Eduardo de Castro Mello

Academia 1O projeto de arquitetura é um dos três mais importantes fatores do sucesso de uma academia, os outros dois são: a programação e o serviço aos clientes.

É a arquitetura, o espaço criado que faz a diferença.

 

Os clientes geralmente ficam em média duas horas por dia na academia e o que eles procuram é um local agradável. Sua visão é sempre crítica, e as comparações com outros locais frequentados tais como suas casas, locais de trabalho, restaurantes e lojas são inevitáveis, portanto o ambiente da academia tem que ser sempre o melhor possível.

A academia deve ser entendida como um produto de consumo e como tal ela deve se destacar de seus concorrentes, oferecendo qualidade em todos os itens inclusive na "embalagem", de forma a atrair seus clientes consumidores.

 

academia3Qual é a atuação do proprietário no projeto de sua academia?

 

Ele deve fornecer ao arquiteto todo o estudo teórico do que ele pretende que sua academia venha a ser, seu programa básico, número de clientes e funcionários estimados, tipos de equipamentos e principalmente o seu estilo.

O arquiteto deve traduzir esta intenção inicial em termos de arquitetura.

Como é o processo de concepção da academia? 

 

O ideal é que o arquiteto participe do processo desde o início, como, por exemplo, na escolha do local para a implantação da academia, seja ela em um edifício já existente ou em um novo espaço a ser criado.

O próximo passo é a definição do programa, quantificação de cada ambiente em m2, o zoneamento das funções e o lançamento das circulações, horizontais e verticais se for o caso.

academia2Em seguida vem a parte que pode ser considerada a mais atraente: os detalhes. Tudo o que ficar à vista deve estar pensado para poder estar inserido no espaço. Os materiais de acabamento captam os sentimentos de cada espaço e da academia como um todo.

Estar atualizado, pesquisar novos materiais, ousar muitas vezes para produzir um certo impacto, ainda que com um custo mais elevado do que uma solução comum, vale a pena na busca de um diferencial.

O arquiteto deve ter pleno conhecimento das atividades que serão desempenhadas em cada dependência da academia.

A recepção deve receber um tratamento que traduza plasticamente a ambientação que será encontrada no restante da academia. A criatividade no balcão para informações, um confortável local para matrículas e o setor de controle de acessos com equipamentos informatizados, impressionam pela qualidade.

O salão para musculação com aparelhos deve ser visto por todos os demais freqüentadores. Iluminação e ventilação adequadas são fatores preponderantes, se possível com aberturas para áreas externas com vegetação. Próximo ao local de entrada, uma série de espaldares deve estar à disposição dos usuários para a realização de alongamentos e aquecimento antes da musculação. Parte do salão pode ser destinado a um atendimento individualizado com personal trainings.

Academia 4As salas de ginástica para exercícios aeróbicos são dimensionadas em função do número de alunos simultâneos previstos para cada sala. Espelhos nas paredes, tratamento acústico no teto, iluminação controlada, sistema de sonorização individualizado e ar condicionado são itens obrigatórios para uma academia de primeira linha. O piso ideal seria em assoalho de madeira flutuante, mas os sintéticos em poliuretano, borracha e vinil também podem ser usados.

A sala para spinnig (bicicletas), segue as mesmas características das salas de ginástica, com a inclusão de iluminação cênica para efeitos especiais.

Uma tendência nas mais recentes academias é a destinação de um espaço reservado para atividades de relaxamento, meditação e ioga.

A área da piscina, aquecida e coberta, necessita de dois cuidados especiais, controle de temperatura e umidade do ar e tratamento acústico do ambiente. O pé-direito, sempre que possível, acima de 4 metros e iluminação natural fazem a diferença. Uma cobertura retrátil, ou uma grande abertura para uma área de solário para contato com o ar externo em dias de sol são opções muito saudáveis.

EsteirasO tanque, preferencialmente com 25 m de comprimento, com 1,30 m de profundidade e revestido de cerâmica, para evitar problemas com manutenção, é o mais indicado. Piscinas menores para trabalho com crianças e portadores de deficiências físicas devem estar previstas no conjunto aquáticas. O acesso ao ambiente das piscinas deve ser feito preferencialmente direto de cada vestiário, ou próximo destes, para se evitar o transito de pessoas molhadas por outras áreas da academia.

Um local importante nas academias é o espaço dedicado as crianças pequenas que acompanham as mães ou pais. Deve ser especialmente projetado para que elas se sintam á vontade, participando de atividades recreativas com monitoras especializadas enquanto seus responsáveis desenvolvem suas atividades na academia.

Para o setor de lutas, judô e Box, é preciso prever uma área livre ideal de 12m x 12 m para a instalação dos tatamis e um pé-direito mínimo de 3 m.

PiscinaOs esportes radicais estão sendo cada vez mais procurados pelos jovens, e a academia deve ir ao encontro desta demanda. Os paredões para escalada são ótimos exemplos destes tipos de atividades. O projeto da academia deve tirar partido desta instalação, locando esta atividade em um ponto central que possa ser vista de todos ângulos da academia. A parede lateral de uma escada, uma caixa de elevador, uma torre de caixa d'água ou mesmo uma estrutura metálica podem ser aproveitadas como um excelente paredão para principiantes e especialistas.

Uma quadra poliesportiva é um equipamento muito procurado nas academias, porém, muitas vezes se torna inviável em função da área e pé-direito ( 7m) necessário. Para as cobertas o piso ideal é o de assoalho de madeira flutuante, podendo também ser usados os de mantas sintéticas ou de poliuretano moldado in-loco.

O departamento médico deve estar preparado para avaliar fisicamente os alunos e prestar primeiros socorros em caso de emergências. Sua localização próxima a uma rota de saída facilita os procedimentos de pronto atendimento.

SalãoOs vestiários em primeiro lugar devem estar perfeitamente dimensionados para atender os usuários em horários de pico. Nada é mais irritante do que enfrentar filas para usar os sanitários ou chuveiros. A separação entre zona seca e zona molhada é necessária. O espaço para troca de roupa, com bancos de apoio, cabides e armários limpos e bem ventilados, ajuda a manter a ordem no ambiente. Espelhos amplos e bem iluminados, secadores de cabelos, secadoras para roupa de banho, são facilidades à disposição dos usuários que fazem a diferença. Pisos em materiais nobres como porcelanato, bancadas de lavatórios e divisórias de chuveiros e sanitários em granito ou mármore e metais com design avançado demonstram o padrão da academia. Os vestiários devem ser bem iluminados e ventilados com a temperatura igual a do ambiente das piscinas. A limpeza é o fator mais importante, portanto devemos escolher materiais que a facilitem. A cor também ajuda, e nesse caso, menos é mais. O Branco ou areia é tonalidades que sempre transmitem sensação de limpeza.

Na loja, no restaurante ou lanchonete, a preocupação deve ser com o design de seus componentes. A qualidade e estilo das roupas de seus funcionários, bem como a criatividade do cardápio, tipo de alimentação compatível com as atividades desenvolvidas na academia e até mesmo a apresentação dos pratos fazem o destaque. Estes espaços, ainda que representem uma pequena parte da academia, é sempre passagem obrigatória de seus freqüentadores.

VestiáriosOs espaços administrativos, casas de máquinas para piscinas, ar condicionado e elevadores, cabine de força, reservatórios d'água e depósito de lixo, são peças importantes para o bom funcionamento de uma academia e merecem tratamento especial por parte da equipe de projetos no tocante ao seu dimensionamento e detalhamento.

Um bom projeto é sinônimo de SUCESSO em vendas?

 

SanitáriosO projeto deve garantir que o visual da academia seja ótimo desde a sua inauguração até cinco anos após, portanto além de excelente aspecto deve ser de fácil manutenção.
Sem dúvida, serviço e preço são essenciais, mas um bom projeto é o que vai influenciar o futuro cliente no momento de sua decisão em inscrever-se, nesta ou naquela academia.

 


Este recurso é de uso exclusivo para usuários cadastrados
x
  • Escreva seu Comentário

    Preencha os campos abaixo para deixar um comentário.

1