Segunda edição de curso online sobre cidades sustentáveis do BID já conta com mais de 4.700 participantes

O MOOC, gratuito via plataforma digital edX, permanence com inscrições abertas até 31 de outubro

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou em 27 de setembro o curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades por meio de seu espaço na plataforma digital edX, fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Já em sua primeira semana, o curso obteve 4.794 inscrições. A expectativa é que esse número aumente até o dia 31 de outubro, data limite para inscrições, superando o número total de participantes de sua primeira edição, ocorrida em 2015, quando participaram 5.500 pessoas.

O curso se destina a gestores públicos que atuam nas áreas fiscais, de planejamento urbano, transporte e mobilidade e de demais áreas da administração pública dos três níveis de governo; profissionais e técnicos da área dos setores públicos e privados, estudantes, professores e pós-graduandos.

“Ter a oportunidade de aprofundar e ampliar o conhecimento relacionado ao desenvolvimento sustentável nos centros urbanos é um dos desafios do curso. Se após sua conclusão as pessoas andarem pela cidade olhando-a de uma forma diferente, e se sentindo mais abertos a entendê-la, então, teremos atingido nosso objetivo”, explica Márcia Casseb, Especialista Sênior em Desenvolvimento Urbano e Saneamento da Divisão de Gestão Fiscal e Municipal do BID e professora do curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades.”

Durante as 6 semanas de duração do curso, os estudantes vão aprofundar seus conhecimentos sobre os principais desafios encontrados no desenvolvimento sustentável de centro urbanos. São eles:

  • Desafio econômico fiscal: gestão de finanças subnacionais e o desenvolvimento produtivo;
  • Desafio urbano: planejamento urbano e organização territorial, transporte e espaços públicos;
  • Desafio ambiental: mudança climática, gestão de resíduos, gestão da água e qualidade do ar
  • Desafio institucional e de governabilidade: acompanhamento, monitoramento e avaliação, participação e segurança cidadã;

Os conteúdos das aulas ficarão disponíveis até o dia 8 de outubro, e em todos os temas serão utilizados recursos em vídeo e material didático especializado, com conteúdos de mais de 30 especialistas brasileiros e internacionais em português, atividades de conhecimento, exemplos de experiências na região, fóruns de discussão, bibliografia atualizada e casos variados acompanhados de exercícios práticos e empíricos.

Em 2015, o BID realizou o primeiro MOOC em português com o tema “Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades” e teve um total de cinco mil e quinhentos participantes de 54 países, sendo 90% do Brasil. O conteúdo do curso, todo em Português, permanecerá disponível na plataforma Edx durante todo o período das seis semanas.

O BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Plataforma edX

Desde 2014 o BID se associou à plataforma edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que oferece cursos on line de mais de 40 universidades. O BID foi a primeira organização especializada na América Latina e no Caribe a criar cursos através da plataforma e também é o responsável pelo seu primeiro curso em português.

 

Serviço

O queMOOC Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Data de início: 27 de setembro

Custo: Gratuito

Duração: seis semanas

Inscrições: http://ow.ly/gsWS304mnNO

Dúvidas: idbx@iadb.org

Mais Informações

Janaina Goulart – idbx@iadb.org

Links

ICES: http://ow.ly/mAuX304moch

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?