Eduardo Paes aposta na experiência do Rio para o urbanismo do mundo

Arquitetos e urbanistas de todo o mundo começam a desembarcar em Durban para o 25º Congresso Mundial da UIA, que acontecerá de 3 a 7 de agosto. O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) também participará do evento e defenderá a candidatura do Rio de Janeiro para a sede do congresso de 2020. Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o IAB divulgou vídeo do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que será exibido no congresso da África do Sul.

Para Eduardo Paes, o Rio de Janeiro apresenta um conjunto de experiências de mobilidade, de revitalização do Centro, de mudança da lógica urbana, além dos desafios das favelas, o que se configura num campo rico para o urbanismo. Ele define a cidade como um espaço da diversidade:

“Os contrastes do mundo, quando não era tão urbanizado como é hoje, eram menos perceptíveis. O Rio sempre foi uma cidade de contrastes. Por tanto, as transformação pelas quais as cidades estão passando hoje, o Rio guarda desde a sua origem. Por isso, a cidade lida muito bem com as diferenças.”

Além de Paes, o músico Roberto Menescal e o escritor e coordenador da Agência Rede para Juventude, Marcus Faustini, também gravaram vídeos em defesa da campanha do Rio de Janeiro. Os vídeos foram publicados ontem no site www.uia2020rio.org e no canal do YouTube do Instituto de Arquitetos (IAB Brasil).

Outra personalidade que gravou depoimento em defesa da candidatura da Cidade Maravilhosa foi o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner. O vídeo foi divulgado no dia 8 de julho.

“Rio representa uma fase importante da arquitetura moderna. A cidade é a bíblia da arquitetura moderna brasileira. Eu, como ex-presidente da UIA, ficaria imensamente feliz em poder oferecer, aos arquitetos do mundo inteiro, um palco tão extraordinário como esse para o nosso maior congresso”, disse Lerner.

Com o tema “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”, a proposta da candidatura carioca é discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. Melbourne e Paris também estão na disputa para sediar o evento. A definição da cidade que vai receber o fórum em 2020 acontecerá na Assembleia Geral da UIA, após o congresso de Durban.

“Temos uma candidatura forte. As três Américas estão unidas em torno do Brasil, além de diversos outros países. O Brasil e o Rio têm diversos atrativos conhecidos no exterior. Além disso, trata-se de um país emergente, com uma diversidade espacial correlacionável com o processo de urbanização pelo qual passou ou passa o resto do mundo”, defende o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

O governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, o presidente da União Africana dos Arquitetos, Tokumbo Omisore, entre outras personalidades, apoiam a candidatura brasileira. Entidades de peso também aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Assista aos vídeos que serão exibidos em Durban:

Entrevista com Jaime Lerner: http://youtu.be/EbBXLlaNw9U

Entrevista com Marcus Faustini: http://youtu.be/yyREHjf26kg

Entrevista com Roberto Menescal: http://youtu.be/HnnZV3ShyGY

Depoimento de Marcelo Taulois, cidadão do Rio de Janeiro: http://youtu.be/4Mfy-1hHEYc

Depoimento de Luiz Fernando Pezão: http://youtu.be/t31eJf3Kg4E

Depoimento de Marat Troina: http://youtu.be/q7FsczkvjdA

Entrevista com Eduardo Paes: http://youtu.be/rvtQTC2WKDQ

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?