FENEA prepara encontro nacional para 2015 no Rio de Janeiro

IMG_eventoO ENEA Rio 2015 terá como tema as lutas sociais urbanas e a organização dos movimentos sociais

A Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FENEA) já está preparando o 39ª ENEA – Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura, que ocorrerá no dia 8 de novembro de 2015 no Rio de Janeiro. O ENEA Rio 2015 terá como tema as lutas sociais urbanas e a organização dos movimentos sociais. Para qualificar e organizar as pautas dos estudantes, a FENEA vem realizando uma série de Seminários de Formação Política na cidade do Rio de Janeiro. A segunda edição do ocorreu no sábado (11 de outubro), na sede da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

O tema tratado foi a dicotomia entre o urbano e o rural no Brasil, tendo como importante contribuição a palestra do geógrafo e professor Paulo Alentejano, convidado pela Comissão Organizadora. Foram discutidas questões como a concentração fundiária e de renda, o agravamento da violência, das condições de exploração do trabalho e da devastação ambiental no campo, a ampliação do modelo econômico baseado no agronegócio e a consequente expulsão dos trabalhadores do campo para as cidades, além da insegurança alimentar gerada pelo aumento da produção dos commodities agrícolas.

“Apesar de frequentemente negligenciado, esse é um debate de grande relevância para o arquiteto e urbanista, pois permite compreender algumas das razões profundas dos problemas das cidades, além de chamar atenção para os problemas e conflitos no campo, normalmente distantes do olhar e da preocupação dos profissionais e do ensino de arquitetura e urbanismo”, avalia o diretor geral da FENEA, Vítor Halfen.

As oficinas são preparatórias para ENEA Rio 2015. Até maio do ano que vem, estão programados outros seis Seminários de Formação Política, sempre abertos a todos os estudantes interessados. Mais informações podem ser encontradas no perfil do XXXIX ENEA Rio 2015 nas redes sociais.

Fonte: FNA

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?