IAB reúne arquitetos de todo o país em Campo Grande para o 147º COSU

agenda_147_cosu1

Encontro discute a organização do Congresso da UIA e faz homenagem póstuma a Miguel Pereira

Arquitetos e urbanistas de todos os estados brasileiros estão reunidos em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para a 147ª Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU-IAB), que vai até sábado (24/01). O encontro acontece semestralmente, sempre em uma cidade diferente do país.

Na pauta da primeira edição de 2015, o principal assunto é a organização do Congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA) de 2020, no Rio de Janeiro. A cidade foi anunciada no ano passado como sede do evento e a realização deve envolver todas as instituições de arquitetos e urbanistas do país.

Os arquitetos também discutem as regras de premiações da entidade para estudantes e profissionais da área. A proposta de um novo regulamento foi apresentada pelo presidente do IAB-RS, Thiago Holzmann.

“A revisão e a simplificação do regulamento de concursos do IAB certamente contribuirão para que os departamentos estaduais tenham uma atuação mais unificada e coerente na realização de suas competições. Além disso, a aproximação com o regulamento do UIA vai conferir um respaldo internacional importante aos concursos do IAB”, afirmou Holzmann.

Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, a aproximação do regulamento de concursos do Instituto com o da UIA é positiva e muito importante. “O regulamento de concursos da UIA é referência em todo o mundo. Precisamos seguir esse modelo e fazer as adaptações necessárias a nossa legislação”, defendeu Magalhães.

Após a apresentação de Holzmann, os participantes da reunião do Cosu sugeriram incluir no documento a criação de uma comissão de concursos permanente para acompanhar as competições organizadas pelos departamentos estaduais do IAB. Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e conselheiro vitalício do IAB Haroldo Pinheiro, é preciso garantir a expertise do IAB na realização de competições. “A instituição da comissão é um passo importante nesse caminho.”

Outros pontos de pauta em destaque são a organização de um livro sobre o centenário da instituição, que será comemorado em 2021, e uma homenagem póstuma ao arquiteto e urbanista Miguel Pereira, falecido no ano passado. Ele foi presidente do IAB Nacional e conselheiro da gestão fundadora do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Clique aqui e veja a pauta do 147º COSU

Fonte: CAU/BR

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?