“O mercado imobiliário e o território brasileiro em 2030”

eduardo nardelli“O mercado imobiliário e o território brasileiro em 2030” foi tema da palestra de Eduardo Sampaio Nardelli na III Convenção Anual do Sistema COFECI-CRECI, em Fortaleza

“O Brasil está vivendo um ponto de inflexão em seu crescimento e distribuição demográfica: a taxa de fertilidade diminuiu para 1,8 nascimento por mulher, o fluxo migratório entre NE/SE inverteu-se e a desigualdade na distribuição de renda está diminuindo. Assim, a ocupação do território urbano nos próximos anos, que deverá se intensificar, terá que encontrar um modelo diferente daquele que praticamos até aqui”.

Com estas palavras, o arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, presidente nacional da AsBEA, abriu a palestra que proferiu no III CONVENSI, Convenção Anual do Sistema COFECI-CRECI, abordando o tema “O mercado imobiliário e o território brasileiro em 2030”.

Na sequência, o palestrante apresentou à plateia que lotava o enorme auditório do Centro de Eventos do Ceará, os princípios do Novo Urbanismo, fazendo uma crítica contundente ao urbanismo da Era Industrial, rodoviarista e monofuncional, que adotou o automóvel como referência central, deixando de lado o principal protagonista das cidades: o ser humano.

Concluindo, apresentou um quadro relacionando 10 pontos que, a seu ver, sintetizam o modelo urbano do século XXI: resgate da escala humana, espaço urbano multifuncional, fachadas ativas, fruição, gentilezas urbanas, adensamento, distâncias curtas, transporte público de qualidade, ciclovias e demais veículos compatíveis com a velocidade humana. Tópicos que foram muito bem recebidos pela plateia.

Em seguida, revezaram-se nas apresentações os palestrantes Paulo Takito (Urban Systems), Eduardo Zylbertain ( FGV), Renato Teixeira (RE/MAX Brasil), sob a mediação de João Teodoro da Silva, presidente do COFECI, pontuando sobre temas relativos às suas respectivas áreas de atuação.

O evento foi considerado bastante esclarecedor pelos presentes sobre as tendência do mercado imobiliário para os próximos quinze anos.
Após a palestra, o presidente da AsBEA concedeu entrevista para a mídia local e atendeu congressistas que buscaram complementar as informações de interesse específico.

Fonte: AsBEA

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?