Paulo Mendes da Rocha recebe título de doutor honoris causa em Lisboa

Arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é homenageado em Lisboa, Portugal

Arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é homenageado em Lisboa, Portugal

O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha recebeu o título de doutor honoris causa nesta quarta-feira, 20/05, atribuído pela Universidade de Lisboa, em Portugal.

“Mendes da Rocha é hoje um dos arquitetos de maior destaque internacional (…) realizando obras notáveis pela sua singeleza e ousadia”, disse a professora Ana Tostões, docente responsável por receber o homenageado, durante a cerimônia na capital portuguesa.

Paulo Mendes da Rocha aproveitou para dedicar o título e a cerimónia, “que aproximam duas grandes Universidades da nossa língua, a Universidade de São Paulo e a Universidade de Lisboa”, à memória do seu pai. O arquiteto destacou ainda a “profunda emoção” provocada pela cerimónia, acrescentando: “Mais uma vez estamos juntos, Portugal e Brasil”.

No mesmo dia, o profissional recebeu o título de membro honorário do CIALP (Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa), ocasião em que doou o projeto Novo Museu Nacional dos Coches à Casa da Arquitectura de Portugal. O Novo Museu, com inauguração prevista para sexta-feira em Belém, complementa o antigo Museu dos Coches, que completa 110 anos em 2015 e é o mais visitado do País, contando com um acervo que abrange três séculos de História.

Tido como expoente do pensamento estético da Escola Paulista e possuidor de uma brilhante carreira de dimensão internacional, ao receber o Prêmio Pritzker, em 2006, Paulo Mendes da Rocha teve sua carreira analisada pelo júri como devota “à criação de uma arquitetura guiada pelo senso de responsabilidade aos habitantes de seus projetos assim como por uma sociedade mais abrangente”.

Fonte: AsBEA

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?