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Sobre o curso:
Domine um dos programas 3D mais respeitados e bem aceitos do mercado, a ferramenta preferencial de muitas empresas nacionais e internacionais envolvidas na criação de conteúdo para comerciais, filmes, jogos e séries de TV.
Conteúdo Programático:
Parte I
Introdução ao Autodesk Maya e à Modelagem Poligonal
- Interface do Maya
- Viewport – Vista 3D – Tela cheia, 4 vistas
- Criação de objetos
- Movimentação
- Seleção
- Replicar objetos (duplicar, “array”)
- Faces, arestas (“edges”) e vértices
- Ferramentas básicas: inserir arestas e edgeloops, repetir comandos, extrusões, etc.
- Subdivisões
- Movimentação de Pivots
- Duplicate Special
- Duplicate with transform
- Grupos
- Layes
- Hide/Unhide
- Wireframe on Shader
- Diversos exercícios de modelagem
Parte II
Modelando com imagens de referência (“image planes”)
- Importando imagens em uma vista
- Configuração “Inputs – Channel Box”
- Modelagem estilo “box modeling”
- Importando Imagens em 3 vistas
- Configuração “Inputs – Atribute edtor”
- Create Polygon Tool
- Modelando com extrusões, criando volume nas 3 vistas
- Teclas de atalho
- Menu flutuante
- Espelhamento
- OffSet
Parte III
Modelando uma sala simples do início ao fim – Parte I (modelagem e materiais)
- Treinando as ferramentas aprendidas anteriormente: Extrude, Insert Edge loop, Duplicate
- Unir faces (“bridge”)
- Soft-Selection
- Round cap
- Bevel
- Aplicando Materiais à sala
Parte IV
Introdução à renderização
- Introdução
- Apresentação das ferramentas: status line, claquetes
- Janela de Renderização (“Open Render View”)
- Renderizar uma cena (“Render Current frame”)
- Quadros (“frames”)
- Tempo de Render
- Câmera
- Render em tempo real (“IPR”)
- Configurações de Render (“Render Settings”)
- Render Layer
- Seleção de Renderizador
- Ativando Plugins
- Extensões e Exportação
- Canal Alpha
- Resolution Gate
- Criando ou Escolhendo “Projetos”
- Script Editor
Modelando uma sala simples do início ao fim – Parte II (texturas, iluminação, renderização)
- Hypershade
- Aplicando Shaders
- Aplicando Texturas
- Trabalhando com nodes
- Mapeando UV’s
- Refração
- Raytraces
- Luzes
- Environment
Parte V
Modelando um personagem estilo desenho animado simples
- Box Modeling com imagens de referência do personagem
- Mais ferramentas: mirror vertex, edge loops, ajuste ao modelsheet, construção de malha, smooth preview
- Modelagem da calça
- Detalhamento com split polygon tool e por extrusões e edge loops
- Reorganização da malha
- Modelagem da camisa
- Paint sculpt
- Mãos
- Merge vertex tool
- Trabalhando Volumes e Detalhes
- Ajustes da Anatomia
- Renomeando geometrias
- Sapatos
- Criando Grupos no Outliner
- Modelagem da cabeça em vista frontal e lateral
- Criação da Geometria em Poly by Poly
- Trabalho em wireframe ou x-ray
- Duplicate Special, X -1
- Utilização de layers
- Simetria e tweak mode
- Ajuste de volumes
- Redução de edge loops para geometrias com menor complexidade
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