“Queremos ter o direito de concorrer”

A afirmação é do coordenador da chapa “Arquitetura Paulista 2015”, Gilberto Belleza, que teve a candidatura impugnada para as eleições do conselho do CAU

As eleições dos conselheiros federais e estaduais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos CAUs dos 26 Estados e do Distrito Federal para o triênio 2015/2017 estão próximos – dia 5 de novembro –, mas o pleito vive uma polêmica instalada após a chapa “Arquitetura Paulista 2015” alegar não ter conseguido inscrever nem a coligação nem os profissionais e suplentes no site para a disputa. O problema foi parar na justiça.

No dia 13 de outubro o registro de candidatura da “Arquitetura Paulista 2015” foi deferido na Justiça Federal o que obrigou a Comissão Eleitoral do CAU aceitar a inscrição. Agora, segundo o coordenador Gilberto Belleza, além de não ter aceitado a inscrição da chapa, a entidade vem impugnando as inscrições de membros da coligação. “Questionaram os dados de 37 membros com a alegação de falsificação de assinatura dos integrantes e como incompletos os dados de 52 integrantes. Estão tentando inviabilizar a nossa participação nas eleições. Só queremos concorrer e a justiça nos deu ganho de causa”.

A Comissão Eleitoral do CAU de São Paulo e Nacional (CE-SP e CEN) se pronunciou em comunicado oficial, dizendo que “a eleição possui regras que devem ser cumpridas. Quem não as cumpre não pode concorrer. A chapa Arquitetura Paulista perdeu o prazo para se inscrever, e como ‘desculpa’ alegou um problema no sistema que nunca houve. Também não regularizou a situação de seu representante, tentou inscrever-se atrasada, de forma incompleta e por meio irregular, não apresentou recurso no prazo, e culpa o SICCAU e a CE-SP por suas seguidas negligências. A CE-SP não tem interesse algum em favorecer ou prejudicar qualquer chapa, e preocupa-se apenas em cumprir a lei”, afirmam os representantes do CAU.

Fonte: AsBEA

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?