Rio de Janeiro pode ser anunciado sede do Congresso da UIA 2020 neste domingo

Anúncio será feito durante a Assembleia Geral da UIA em Durban, na África do Sul

Assembleia Geral da UIA foto-2

O Rio de Janeiro pode ser a sede do maior Congresso de arquitetura do mundo em 2020. O anúncio acontecerá no próximo dia 10 de agosto, último dia da Assembleia Geral da União Internacional dos Arquitetos (UIA) que se realiza em Durban, na África do Sul. O Rio concorre com Paris e Melbourne (Austrália). Entre os dias 3 a 7 de agosto arquitetos de todo o mundo se reuniram no XXV Congresso Mundial da UIA. Desde o dia 7, acontece a Assembléia Geral da UIA, com representantes de 124 paises. Eles decidirão se a candidatura proposta pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) para a Rio 2020 será aceita. No dia 9, ocorrerá a decisão sobre a indicação do Roberto Simon (do CAU/BR) e de sua suplente, Nadia Somekh (IAB), para comporem o Conselho da UIA. Se a proposta do IAB vencer, o ,Congresso do Rio será o XXVII (o anterior será em Seul). O CAU/BR apoia a candidatura e colaborará com o IAB para a realização da Rio 2020.

Rio de Janeiro na reta final para sediar congresso da UIA

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o Rio disputa com Paris, na França e Melbourne, na Austrália. Caso a capital fluminense vença a competição, o congresso voltará a ser sediado na América Latina após 42 anos. O último evento no continente foi realizado no México em 1978. “As três Américas estão unidas em torno do Brasil. Além disso, trata-se de um país emergente, com uma diversidade espacial correlacionável com o processo de urbanização pelo qual passou ou passa o resto do mundo”, diz o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

reuniao_durban_apoiadores_internacionais1

ARTICULAÇÃO – Entidades de arquitetura dos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e Brasil também estiveram reunidos com a delegação brasileira em Durban pela representação dos países membros da América com candidatura do Rio de Janeiro ao Congresso em 2020.

“Os países das Américas estão envolvidos com a nossa campanha. Os Estados Unidos, que detêm 11 votos, confirmaram que são solidários à nossa candidatura. Lógico que um ou dois votos podem ser perdidos, já que eles são independentes, mas a maioria está conosco”, afirmou Ephim Shluger, vice-presidente do IAB-RJ.

A candidatura do Rio 2020 tem ainda apoios importantes, como a do ex-prefeito de Curitiba e governador do Paraná e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner, do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Entidades de peso também aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, , a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), aAssociação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Assembleia Geral da UIA 6

PONTO DE ENCONTRO O stand do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) no 25º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) inaugurado na última terça-feira, 5 de agosto, é ponto de encontro de diversas entidades internacionais em prol da candidatura do Rio de Janeiro a ser sede do Congresso da UIA em 2020.

Árabes, paquistaneses, russos, franceses, turcos, poloneses, armênios, canadenses, italianos, angolanos: independentemente da nacionalidade dos mais de 500 profissionais que visitaram o stand brasileiro na inauguração, todos se tornaram cidadãos da cidade do Rio. A ação faz parte da estratégia brasileira para conseguir apoio para a candidatura do Rio de Janeiro a sede do evento da UIA em 2020. Todos se sentiram “abraçados” e interessados em conhecer e discutir os temas urbanos na “Cidade Maravilhosa”. A candidatura do Rio de Janeiro foi proposta pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com o apoio, parceria e compromisso do CAU/BR.

Para o representante do IAB na disputa por uma vaga no Conselho da UIA, o conselheiro federal por Santa Catarina, Roberto Simon, vencer as candidaturas de Melbourne e Paris não será fácil, mas também não é impossível: “Precisamos manter contato permanente com os delegados das outras nações, pois o voto pode mudar a qualquer instante”.

Representantes de diversas entidades internacionais de arquitetura participaram da confraternização promovida pelo IAB. O secretário geral da UIA, Michael Barmaki, o presidente do Instituto de Registro de Arquitetos da Coreia (KIRA) e do Congresso de Seul (2017), Sung Min Kim, a presidente do Colégio de Arquitetos da Costa Rica, Marianela Jiménez, e o presidente da União Africana de Arquitetos, Tokunbo Omisore, foram algumas das autoridades que prestigiaram a inauguração do stand e deixaram mensagens de apoio à candidatura do Rio a sede do Congresso Mundial da UIA de 2020.

Assembleia Geral da UIA 51

“Temos a oportunidade de que o Congresso da UIA de 2020 seja realizado na América Latina. Queremos que o evento seja no Rio, cujo tema é “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21″. Esperamos que a candidatura seja vitoriosa, e o Colégio de Arquitetos da Costa Rica apoia a iniciativa”, disse Marianela Jiménez.

Quem também defende a candidatura da cidade brasileira ao Congresso Mundial de Arquitetos é o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Haroldo Pinheiro: “A realização do evento da UIA no Brasil será uma histórica oportunidade, pois em 2020 estaremos comemorando no Rio o 10º aniversário da Lei 12.378/2010, que criou o CAU/BR e os CAU/UF; o centenário do IAB, a mais antiga instituição dos arquitetos brasileiros; e o 60º aniversário da fundação de Brasília, Patrimônio da Humanidade, com a presença de arquitetos de todo o mundo”.

A UIA, lembra o presidente, “sempre esteve ao lado do IAB e dos arquitetos brasileiros na luta pela criação do CAU”. Destaca ainda que o Congresso possibilitará ao Brasil apresentar ao mundo os novos rumos de nossa arquitetura “e a defesa e os ganhos da categoria na defesa da qualificação de nossos espaços urbanos”.

Assembleia Geral da UIA 9

Assembleia Geral da UIA 101

Na inauguração do stand, delegados e participantes do congresso foram convidados a escrever, no próprio idioma, o tema da candidatura do Rio, “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, num grande painel instalado no stand do IAB. O suporte e incentivo à candidatura do Rio a sede do Congresso da UIA de 2020 foi registrado em vídeo, em fotos e no painel do stand, onde os participantes do evento escreveram o tema do congresso carioca em suas próprias línguas. O vídeo, editado, será apresentado na Assembleia Geral da UIA, no dia 10 de agosto.

“Ficamos felizes com o apoio dos arquitetos de diferentes partes do mundo. Vários colegas estiveram no nosso stand, deixaram recados no nosso mural e gravaram depoimentos em favor do nosso congresso”, disse o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

PORQUE O RIO DE JANEIRO A proposta brasileira é consistente. Sob o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” centrado nos desafios das cidades contemporâneas, particularmente as dos países em desenvolvimento, que vem conquistando maior espaço na geopolítica internacional. Nesse contexto de deslocamento dos eixos de influência, a capital carioca se destaca como um dos mais importantes centros urbanos do hemisfério Sul. Sua relevância é reforçada com a sua vocação turística bem consolidada e experiência de hospedar grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Para além disso, uma metrópole que se urbanizou rapidamente no século 20 e hoje possui 12 milhões de habitantes, o Rio é um mosaico complexo e cheio de contrastes tanto urbanos, entre as favelas e o asfalto, como naturais, entre as montanhas e o litoral. Sua candidatura se fundamenta neste cenário de problemas, desigualdades, erros e acertos, o que torna o Rio uma cidade síntese dos desafios e possibilidades para a arquitetura do século 21.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, explica que o Brasil apresenta inúmeras possibilidades da arquitetura do Século 21. “Acreditamos que a arquitetura deste século não pode se prender as amarras dos dogmas. É preciso que haja, para a construção de cidades mais tolerantes, uma simbiose entre a cultura popular e a dos arquitetos, que respeite a preexistência. Isso pode ser visto no Rio”, afirmou.

UIA – O Congresso Mundial da UIA é maior e mais importante fórum de arquitetura, que reúne milhares de participantes de todo o mundo. Cada evento foca um tema pertinente, que é desenvolvido por personalidades da arquitetura internacional. Debates, apresentações, tours e festivais fazem do congresso o melhor local para o encontro e intercâmbio de conhecimento entre profissionais e estudantes de arquitetura. O XXVI Congresso será realizado em Seul, na Coréia, em 2017.

A União Internacional dos Arquitetos, organização não governamental, é a federação mundial das organizações nacionais dos arquitetos. Criada em Lausanne, na Suiça, em 1948, hoje a UIA reúne entidades de 124 países e mais de um milhão e trezentos mil arquitetos do mundo. Clique aqui para visitar o site da entidade: http://www.uia.archi/

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?