Rio entra na reta final da campanha para sediar maior congresso de arquitetura do mundo

uia_2020_0O Rio de Janeiro está na reta final da disputa para se transformar em cidade-sede do XXVII Congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA), em 2020. A cidade, que concorre com Paris e Melbourne, apresenta na candidatura o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21.” O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), à frente da campanha, defenderá a candidatura na próxima Assembleia Geral da UIA, que se seguirá ao Congresso Mundial a ser realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, em Durban, na África do Sul.

O IAB pleiteia a candidatura do Congresso UIA 2020 reconhecendo que o Rio, uma cidade-metropolitana com 12 milhões de habitantes, apresenta um quadro urbano rico e complexo, cheio de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos, representativo de cidades do continente americano e do mundo emergente que se urbaniza rapidamente neste século XXI. Além das razões que qualificam a cidade, a oportunidade da América Latina sediar o Congresso Mundial da UIA depois de 42 anos – certamente reforçará os vínculos dos arquitetos do continente com a UIA. Em 1978, o evento foi realizado no México.

O presidente nacional do IAB, Sérgio Magalhães, que apresentou a candidatura no início do ano, em Istambul, na Turquia, acredita que o Rio tem dois concorrentes importantes, mas confia na consistência da candidatura carioca.

“Temos uma candidatura forte. As três Américas estão unidas em torno do Brasil, além de diversos outros países. O Brasil e o Rio têm diversos atrativos conhecidos no exterior. Além disso, trata-se de um país emergente, com uma diversidade espacial correlacionável com o processo de urbanização pelo qual passou ou passa o resto do mundo. Esses e outros atributos fazem do país e, em especial, da cidade, palcos importantes para discutir o futuro”, defende Sérgio.

A comitiva terá o apoio do Departamento do Rio de Janeiro do IAB. O presidente da entidade, Pedro da Luz Moreira, esteve recentemente em eventos no Panamá e em Angola para defender a candidatura e convidar entidades a aderir à campanha. Ele acredita que a Rio 2020 definirá um novo valor para os arquitetos e para a cidade.

“Nossa intenção, ao sediar o Congresso Mundial da UIA, é promover a reinserção da profissão no meio social. Os eventos preparatórios do congresso podem contribuir significativamente para que os arquitetos se insiram de forma mais contundente na rotina das cidades”, disse Pedro.

A candidatura do Rio 2020 tem apoios importantes, como a do ex-prefeito de Curitiba e governador do Paraná e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner:

“Aqui, cada espaço é ou uma celebração da natureza ou uma celebração da diversidade. Todos os desafios das cidades do mundo estão aqui. Além de tudo, o Rio representa uma fase importante da arquitetura moderna. A cidade é a bíblia da arquitetura moderna brasileira. Como ex-presidente da UIA, ficaria imensamente feliz em poder oferecer, aos arquitetos do mundo inteiro, um palco extraordinário como esse para nosso maior congresso”, defendeu.

O evento tem, ainda, os apoios do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; e do presidente da União Africana dos Arquitetos, Tokumbo Omisore, entre outras personalidades. Entidades de peso também aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Mais informações sobre o evento no site da UIA 2020: www.uia2020rio.org

Fonte: IAB Departamento: Nacional

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?