SASP promove Encontro Estadual de Arquitetos

encontro_saspValorização da arquitetura e urbanismo e os desafios atuais do mundo do trabalho

Para debater a valorização da arquitetura e os desafios do mundo do trabalho, o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) realiza Encontro Estadual de Arquitetos nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Salazar, participa da mesa Desafios do arquiteto e urbanista no Serviço Público, que ocorrerá no segundo dia de evento, das 16h às 17h30.

O encontro, que contará com uma série de mesas para discutir o futuro da profissão, tem como objetivo fazer um amplo debate sobre o contexto geral da categoria em todo o estado. Poderão participar dessas discussões os profissionais em atividade no setor e os estudantes das faculdades. Com base nessas discussões, o SASP quer buscar caminhos para valorizar a profissão em todos os segmentos que os arquitetos e urbanistas atuam na sociedade.

Os tópicos de discussão foram cuidadosamente escolhidos com base nos encontros regionais promovidos pela entidade em várias cidades do estado de São Paulo. A série de conversas foi organizada para saber, de forma local, quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos arquitetos. Tanto os encontros regionais quanto o evento de âmbito estadual fazem parte do trabalho do SASP de se aproximar cada vez mais da categoria, com ações que proporcionem melhorias nas condições de trabalho do arquiteto.

A expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem do encontro. “Esse é um passo importante para ampliar a representatividade dos arquitetos, principalmente junto aos profissionais do setor de fora da capital paulista”, destaca Maurilio Chiaretti, presidente do SASP. Ao final, o sindicato vai implantar oficialmente quatro comissões permanentes: do serviço público, do autônomo, dos professores e da questão de gênero. Cada uma terá a missão de desenvolver propostas para melhorar as condições da profissão em sua respectiva área de atuação.

Confira a programação:

Dia 31 de outubro

19h – Abertura

Das 19h30 às 21h30
Mesa – Valorização da Arquitetura e Urbanismo e os desafios atuais do mundo do trabalho
Palestrantes:
– Marcio Pochmann, economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas e presidente da Fundação Perseu Abramo. Autor do livro “A Nova Classe Média?”
– Lúcia Shimbo, professora do IAU-USP São Carlos. Autora da tese “Habitação Social, Habitação de Mercado: a confluência entre Estado, pequenas construtoras e capital financeiro”.

Dia 01 de novembro

Das 9h30 às 12h
Mesa – Arquitetos e a Ditadura: 50 anos pós golpe, lembrar para não repetir
Palestrantes:
– Valeska Peres Pinto, ex-presidente do SASP e da FNA (Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas). Atuou nas lutas pela democratização do país.
– Rosa Artigas, pesquisadora e filha do arquiteto Vilanova Artigas, importante arquiteto do movimento modernista brasileiro, que também lutou pela democracia.
– Paula Vermeersch, professora da FAU-UNESP Presidente Prudente e membro da Comissão Nacional da Verdade.

Das 13h30 às 15h30
Mesa – Arquitetura e a questão de gênero: a mulher, na arquitetura e na cidade
Palestrantes:
– Silvana Rubino, cientista social e professora do IFCH da Unicamp.
– Paula Santoro, professora da FAU-USP. Possui pesquisas que relacional a prática do planejamento urbano ao reconhecimento das desigualdades de gênero.
– Telmi Adame, estudante de Arquitetura e Urbanismo. Articula o debate sobre gênero e opressões na Fenea (Federação Nacional do Estudantes de Arquitetura).

Mesa – Desafios do arquiteto e urbanista como autônomo
Palestrante: Maurilio Ribeiro Chiaretti, presidente do SASP. Atua como autônomo e é pesquisador na área de planejamento urbano e mercado imobiliário.

Das 16h às 17h30
Mesa – Desafios do arquiteto e urbanista no Serviço Público
Palestrantes:
– Jeferson Salazar, presidente da FNA (Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas).
– Alexandre Delijaicov, arquiteto da Prefeitura de São Paulo e professor da FAU-USP

Mesa – Desafios do arquiteto e urbanista como professor
Palestrantes:
– Pedro Fiori Arantes, professor e pró-reitor adjunto de Planejamento da UNIFESP.
– Vitor Halfen – estudante de arquitetura e urbanismo, presidente da Fenea (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura).

Encontro Estadual dos Arquitetos do SASP
Quando: dias 31 de outubro e 01 de novembro
Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade III
Endereço: Rua Antônio Coelho, 879, Paraíso, São Paulo – SP
Informações: (11) 3229-7989

Fonte: FNA

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?