Série Transformações da Ordem Urbana nas Metrópoles Brasileiras

CuritibaO propósito é oferecer a análise mais completa sobre a evolução urbana do país

O INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento, no dia 19 de novembro, da Série “Transformações na Ordem Urbana das Metrópoles Brasileiras (1980-2010)” com o propósito de oferecer a análise mais completa sobre a evolução urbana do país, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional. O primeiro livro da série é sobre a RM de Curitiba que será lançado durante o Seminário “Curitiba: metropolização e transformações socioespaciais no início do século XXI”.

A série “Transformações na Ordem Urbana das Metrópoles Brasileiras (1980-2010)” representa a última etapa do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) para o Observatório das Metrópoles. Segundo o coordenador nacional da Rede, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, o Observatório vem acumulando expertise sobre a temática metropolitana há mais de 15 anos, a partir da consolidação de um trabalho em rede multidisciplinar, de produção de conhecimento científico, de metodologias e ferramentas para a pesquisa da questão metropolitana.

“Esse projeto significou o nosso maior desafio: incorporar os dados do Censo 2010 relacionados às transformações ocorridas nas principais metrópoles na última década, e oferecer à sociedade brasileira a análise mais completa sobre a evolução urbana nos últimas 30 anos. Agora vamos lançar a série resultado dos esforços de uma grande equipe multidisciplinar de pesquisadores, demonstrando a capacidade de uma pesquisa cooperativa e colaborativa em Rede a partir de um marco metodológico comum”, explica.

Seminário “Curitiba: metropolização e transformações socioespaciais no início do século XXI”

O lançamento do livro “Curitiba: transformações na ordem urbana” acontece, no dia 19 de novembro, no Auditório do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná em Curitiba. Com apoio da Fundação Araucária, CNPq e Capes, o evento irá contar na abertura com a Conferência “Metrópoles: Território, Coesão Social e Governança Democrática: balanço de um programa de pesquisa”, com o Prof. Dr. Luiz César de Queiroz Ribeiro (IPPUR/UFRJ) e o lançamento do livro “Curitiba: transformações na ordem urbana”, com as falas das coordenadoras do núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, Profa. Dra. Olga Lúcia C. de Freitas Firkowski e Dra. Rosa Moura.

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?