AsBEA-RS lança Caderno Técnico sobre Norma de Desempenho de Edificações

Publicação busca facilitar o entendimento das novas exigências da cadeia da construção

A Norma de Desempenho das Edificações – Norma Brasileira (NBR) 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – estabelece maiores exigências de segurança, habitabilidade e sustentabilidade em imóveis residenciais. A partir de agora, a responsabilidade legal pelo empreendimento é compartilhada entre toda a cadeia da construção – incorporadores, arquitetos, fornecedores e consumidores.

A Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), numa iniciativa pioneira no Brasil, lança o Caderno Técnico da Norma de Desempenho, resultado da pesquisa de oito arquitetos da entidade, que buscaram uma maneira de facilitar o entendimento das Normas de Desempenho. “Essa é a primeira publicação da AsBEA-RS com dados técnicos. Todos precisarão, mais cedo ou mais tarde, adaptar-se às normas. Buscamos um jeito mais ‘amigável’ para esse primeiro contato com o tema. A proposta é oferecer aos profissionais uma interpretação das normas”, comenta. A NBR 15.575 determina questões como desempenho acústico e térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e impõe um nível mínimo obrigatório para cada uma delas.

Para marcar o lançamento da publicação, a AsBEA-RS realizou, no dia 29 de agosto, o II Seminário Norma de Desempenho, que reuniu mais de 150 arquitetos e engenheiros no auditório do Hotel Laghetto Viverone, em Porto Alegre. Entre os palestrantes, Roberto Sukster, gerente de planejamento da Nex Group, Maria Angelica Covelo da Silva, diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento (SP), e Bernardo Tutikian, coordenador do ITT Performance da Unisinos.

Para Clarice Debiagi, a Norma de Desempenho das Edificações “é uma oportunidade de promover reconhecimento e valorização ao conhecimento técnico dos profissionais. No entanto, como toda a novidade, a norma causa algum receio. Nossa nova publicação, resultado da dedicação e do estudo de nossos arquitetos, deve facilitar o entendimento da norma, que diferenciará profissionais pela qualidade”, reforça a arquiteta.

O Caderno Técnico sobre a Norma de Desempenho está disponível na AsBEA-RS

(Rua André Puente, 441/403 – Porto Alegre) pelo valor de R$ 55. Escritórios de todo o Brasil podem fazer suas encomendas pelo e-mail asbea@asbea-rs.org.br ou pelo telefone (51) 3026.2236 com Eliane.

Fonte: AsBEA

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Não estamos disponíveis no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós reponderemos, o mais cedo possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?